KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 05/10/2017 às 09h02min - Atualizada em 05/10/2017 às 09h26min
..

Os pais ou responsáveis que aguardam por vaga em um dos centros municipais de educação infantil devem manter o seu cadastro atualizado. A orientação é da secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, que reuniu-se nesta terça-feira (3/10) com os jornalistas da região do Pinheirinho, no Núcleo Regional da Secretaria da Educação, na Rua da Cidadania. “É comum identificarmos situações em que os pais fazem o cadastro uma vez e depois questionam por não terem sido avisados da vaga. É essencial que o cadastro seja atualizado a cada seis meses”, disse a secretária.



Além de dados atualizados, como os telefones de contato e e-mail, os pais devem indicar cinco opções de unidades (aquela onde o cadastramento está sendo feito e mais quatro). Desta forma, o sistema pode identificar a disponibilidade de vagas noutras unidades de preferência da família.



Durante a conversa com os jornalistas, Maria Sílvia destacou a importância do programa Linhas do Conhecimento, que foi criado pelo prefeito Rafael Greca e está em funcionamento há seis meses. “Este é um programa de grande importância, que expande o currículo das escolas”, disse a secretária, ao destacar que o programa tem ações pedagógicas que antecedem as aulas de campo no entorno da escola ou noutros espaços da cidade.



A partir dos planos de aulas dos professores, o programa Linhas do Conhecimento produz conteúdos a serem usados pelos professores e, quando necessário, disponibiliza ônibus para que as crianças tenham aulas fora da escola.



Prova Brasil – A secretária Maria Sílvia também lembrou que faltam poucos dias para a Prova Brasil, exame em larga escala que será aplicado em todo o país, entre 23 de outubro e 3 de novembro. “O resultado da Prova Brasil é resultado de muitas experiências”, disse a secretária. A chefe do Núcleo Regional de Ensino, Andressa Woellner Duarte Pereira, destacou que a prova aplicada aos que estudam no 5º e no 9º ano reflete o que eles aprenderam ao longo do ciclo escolar, desde o 1º ano.



Na Prova Brasil, os estudantes respondem a questões de Matemática, com foco na resolução de problemas, e Língua Portuguesa, com foco em leitura. O resultado compõe parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, calculado individualmente, por escola.



Fonte: Secretaria Municipal da Comunicação Social- PMC



Pais que têm crianças aguardando vaga nos CMEIs devem manter cadastro atualizado